Turnês \ Turnê de Verão 2004 [Cancelada]


Voltar para Turnês


Em 2004, Christina anundiou que faria uma segunda turnê para promoção do álbum Stripped nos Estados Unidos, completamente diferente da turnê que encerrara no ano anterior.

A ideia foi recebida com surpresa pela mídia e pelos fãs, porque não é comum que um único álbum receba duas turnês diferentes. Intitulada simplesmente de “Turnê de Verão 2004”, a visão de Christina era retrabalhar o catálogo dela para conferir uma sonoridade de anos 20, 30 e 40 mixada com a modernidade do álbum Stripped. Além disso, chegou a ser confirmado que a setlist incluiria vários covers de músicas favoritas de Christina. Os shows de abertura ficariam por conta do rapper Chingy.

A ideia por trás do som, imagem e visual da turnê foi o embrião do que se tornaria o álbum Back to Basics, lançado 2 anos depois. Assim, quando a turnê de verão 2004 foi cancelada apenas 3 semanas antes de começar, os vídeos e fotografias montados para compor os telões dos shows foram reutilizados nos telões e livros de bastidores da Back to Basics Tour. A setlist não foi divulgada, mas é de conhecimento que a versão reggae de What A Girl Wants seria tocada.

A turnê contaria com apenas 27 shows, todos em anfiteatros nos Estados Unidos, e duraria de 13/05/04 a 3/07/04.


► cancelamento
ilove

Cerca de duas semanas antes do espetáculo começar, Christina anunciou o cancelamento de toda a turnê, relatando lesão nas cordais vocais ocorrida enquanto gravava a música “Hello”, tema de uma campanha da Mercedes Benz. Com seis semanas de descanso por recomendação médica, a turnê foi cancelada pouco antes de começar e o material foi descartado ou reaproveitado no futuro. Essa turnê foi o primeiro passo para o som que Christina decidiu adotar no próximo álbum, Back To Basics.

Houve grande controvérsia no sentido de que o motivo real do cancelamento havia sido a baixa venda de ingressos, principalmente porque a turnê aconteceria em um momento em que não havia nenhum material novo para promover.

Christina chegou a comentar que, além do problema com a voz, ela havia chegado a conclusão de que  “não era o momento certo para essa turnê”, suscitando boatos de que a turnê foi cancelada porque Christina optou por transformá-la em algo maior: o próximo álbum.

Como resultado do cancelamento, a empresa responsável pelo recolhimento dos ingressos pelo fã-clube oficial, FansRule, pediu falência e impediu o reembolso imediato dos ingressos, causando a fúria e o prejuízo de vários fãs. A repercussão na mídia foi imensa e extremamente negativa, e alguns fãs só conseguiram parte do dinheiro de volta após anos de batalha judicial. Abaixo, leia a nota oficial de cancelamento:

CHRISTINA AGUILERA CANCELA TURNÊ DE VERÃO
Los Angeles, 29 de abril de 2004 – Christina Aguilera foi forçada a cancelar sua turnê norte-americana em razão de lesão nas cordais vocais. Os médicos advertiram Aguilera para que descanse imediatamente e dê tempo para que sua voz se recupere plenamente. “Eu estou extremamente decepcionada por ter que cancelar esta turnê. Eu estava empolgada para voltar para a estrada e passar mais tempo com meus fãs”, disse Aguilera. Reembolsos podem ser feitos nos locais de venda.

Anúncios