Discografia / Álbuns / Christina Aguilera


Voltar para Álbuns


Christina AguileraLançado em 24/08/1999

Christina Aguilera é o álbum de estreia de Christina, lançado quando ela tinha 18 anos de idade. A sonoridade é marcada pelo mais puro pop adolescente que atingiu os meados da década de 90, misturado a letras e vocais mais maduros do que aqueles que dominavam as ondas de rádio da época.

As músicas falam, basicamente, sobre amor. Além do som pop das músicas lançadas como single, as faixas menos comerciais dão um toque mais adulto ao disco. Christina não participou ativamente da composição, já que as músicas foram encomendadas pela gravadora.

Tipo: Álbum de estreia
Duração Total (Versão principal) – 46:21 min
Produção Executiva: Ron Fair
Fotos por Yariv Milchan
Maior posição na Billboard 200: #1
Semanas na Billboard 200:  97
Cópias vendidas (mundo): Aprox. 15.7 milhões


tracklist

1 Genie in a bottle
2 What a girl wants
3 I turn to you
4 So emotional
5 Come on over (All I want is you)
6 Reflection
7 Love for all seasons
8 Somebody’s somebody
9 When you put your hands on me
10 Blessed
11 Love will find a way
12 Obvious
13 We’re a miracle (Edição Japonesa)
14 Don’t make me love you (Edição Japonesa)
13 Genio atrapado (Edição Brasileira)
14 What a girl wants (Smooth mix) (Edição Brasileira)
Inédita Dreamy eyes
Inédita We’re a miracle
Inédita We’re a miracle (Import version)
Inédita Don’t make me love you
Inédita Don’t make me love you (‘till I’m ready)
Inédita Too beautiful for words

singles

Genie In A Bottle (Estados Unidos)

Genie in a bottle

Lançada em 22/06/1999

What a girl wants

Lançada em 28/12/1999

I turn to you

Lançada em 13/06/2000

Come on over baby

Lançada em 26/09/2000

Conheça mais em Discografia – Singles em inglês


bastidores e curiosidades
ilove

‘El Beso Del Final’, faixa do álbum Mi Reflejo, foi originalmente escrita em inglês para este álbum, pelos mesmos compositores de So Emotional. A música não chegou a ser gravada e foi posteriormente reaproveitada para o disco em língua espanhola.

‘Obvious’ foi a única faixa do disco demonstração de Christina que chamou a atenção de Ron Fair e impediu que ele a dispensasse antes de dar uma chance. Por conta dessa história, acabou sendo a única faixa demo que foi aproveitada no álbum Christina Aguilera.

‘We’re a Miracle’ foi a primeira música da Christina, lançada em disco, na qual ela participou da composição. Posteriormente, ela assinaria a versão rádio de ‘Come On Over Baby’ e ‘This Year’ (do álbum My Kind of Christmas), até assumir a composição dos outros trabalhos de forma mais ativa.

A letra ‘I’m a genie in a bottle, baby – gotta rub me the right way honey, i’m a genie in a bottle, baby – come, come, come on and let me out’ também foi escrita por Christina, mas ela não aparece nos créditos da música ‘Genie In A Bottle’.

A inédita ‘Don’t Make Me Love You (‘Till I’m Ready)’ aparece na trilha sonora do filme “The Next Best Thing” por escolha a mão da própria Madonna.

O CD foi atualizado diversas vezes para substituir as versões originais de ‘What A Girl Wants’ e ‘Come On Over’ pela versão regravada e lançada como single. Nos Estados Unidos, a versão original de ‘What A Girl Wants’ foi substituída pela versão do vídeo e não do single.

Existem duas versões para as faixas bônus ‘We’re a Miracle’ e ‘Don’t Make Me Love You’. As duas versões da primeira têm letras e partes da melodia completamente diferentes no segundo verso. ‘Don’t Make Me Love You’, que na segunda versão se chama ‘Don’t Make Me Love You (Till I’m Ready)’, só tem diferenças estruturais.

Uma versão promocional do álbum foi enviada aos críticos antes do lançamento, e tem uma versão diferente da versão original de ‘What A Girl Wants’. Algumas cópias avançadas japonesas contém a inédita ‘Dreamy Eyes’, que não foi lançada em nenhuma outra versão.


 seções relacionadas
ilove

genie gets her wish

dvd documentário

my reflection

dvd ao vivo

christina aguilera in concert

turnê pela américa do norte, américa latina e ásia


Este álbum tem 4 edições especiais

Clique aqui para conferir as versões alternativas, internacionais, relançamentos e pacotes especiais do álbum Christina Aguilera.


► cronologia


Voltar para Álbuns


Anúncios